LIMPE SEU COLCHÃO DE FORMA EFICAZ E ECONÔMICA

Muito se escreve sobre o acúmulo de microorganismos e sujeira em nossos colchões – há estudos que afirmam que depois de alguns anos, 10% do peso total do colchão é formado por ácaros, poeira e partículas orgânicas. A antiga receita de deixar o colchão sob o Sol e bater com uma raquete ainda é válida, mas nem todos temos espaço ensolarado para expor nossos colchões e há quem diga que deixar sob o Sol e bater ajuda, mas não é a alternativa mais eficaz. Para garantir noites tranqüilas, sem tantos espirros e narizes entupidos, podemos: trocar o colchão periodicamente, contratar uma das muitas empresas que prometem limpar e desinfectar completamente os colchões ou então, cobri-los com capas especiais, adquiridas em lojas especializadas para alérgicos. Se você está precisando limpar seus colchões de forma eficaz, mas não pode gastar muito dinheiro, segue aqui uma dica bem simples para limpar colchões, que funciona e pode ser realizada em casa, por você mesma ou uma funcionária, sem gastar muito . O ideal é usar produtos  industrializados como FunBac, Lysoclin Spray ou Lysoforme Spray (Lysol), que custam em média, menos de R$ 30,00 a unidade, vêm em embalagens práticas para a aplicação e têm uma concentração segura e eficaz do princípio ativo que mata os ácaros. Retire a roupa de cama e pulverize o colchão – todos os lados, inclusive as laterais. Não precisa encharcar. Deixe secar, por algumas horas, de preferência no quintal ensolarado – se você for uma das privilegiadas que têm espaço com Sol,  ou na varanda/área de serviço. O importante é deixar em um lugar bem ventilado – para acelerar o processo, pode usar um ventilador. Depois de bem seco, passe o aspirador no colchão usando a ponteira especial para estofados. Seja bem vigorosa nesta etapa, aspirando TODO o colchão – invista bastante tempo nesta etapa, para retirar a maior quantidade possível de sujeira. Em seguida, deixe o colchão arejar mais um pouco e pronto!  Aproveite para virar o colchão quando for recolocá-lo na cama – instalando a parte que estava virada para baixo, desta vez, virada para cima.

Bom Trabalho!

Obs.: Depois de implementar esta dica, participe de nosso site. Deixe seu comentário!

About these ads

34 thoughts on “LIMPE SEU COLCHÃO DE FORMA EFICAZ E ECONÔMICA

  1. Procuro como remover manchas de colchão, adorei a dica do Lysol. Acontece que moro em apartamento e meu filho fez xixi em minha cama que é box como faço para remover a mancha amarelada e o odor de xixi, pode me ajudar?

  2. Eu ganhei um colchão que ficou muito tempo guardado num depósito, por isso está muito empoeirado. Eu não tenho aspirador de pó, seria suficiente só fazer a limpeza com o produto que indicou e passar um pano com álcool pra limpar o tecido?

  3. Ola tudo bem??
    Comprei um colchão na loja mas era de mostruário, tinha 4 meses que estava na loja, eu e marido queremos higieniza-lo, vc me indica alguma forma eficaz??
    Ele nao esta sujo nao, mas e desagradavel dormir num colchão que varias pessoas deitaram!! heheheh..
    Obrigada!! E parabens pelo site!! E de muita valia suas respostas!!

    • Oi Salua, obrigada pelo seu comentário! Se fosse o nosso colchão, a primeira coisa que faríamos seria passar aspirador, para tirar o pó e resíduos que possam ter aderido ao colchão na loja. Depois usaríamos um pano umedecido em álcool para limpar a superfície, deixando-o, se possível, “arejando” um pouco no quintal ou na varanda, protegido do chão por uma toalha.

    • olá Salua, não é mto bom usar o álcool pois ele destrói a espuma, os colchões de latex duram mais, mas não é bom abusar, use água com detergente neutro mesmo, alem do aspirador.

  4. ola estou precisando de ajuda….
    eu comprei um colchão branco e coloquei um lençol verde por cima soh q hj quando fui troca o lençol o colchão esta todo verde …..
    Alguma pessoa poderia me dizer como eu removo a mancha verde do meu colchão!!!!!!!!

  5. Ganhei uma cama box usada, com o colchão conjugado ao revestimento dela, porém como ela é usada, esse revestimento além de estar um pouco sujo, não tá com cheiro mto agradável. Gostaria de saber se posso retirar esse revestimento (que tem o colchão) e lavar, para depois colocá-lo novamente. Aguardo resposta, quero resolver isso rápido pq o cheiro está me encomodando bastante. Obrigada.

    • Oi Jussara, se há como retirar o revestimento, lavar e depois colocar de volta, sendo ele de tecido, porque vc não poderia fazê-lo? Não entendemos bem qual é a sua dúvida… Um abraço!

  6. Bom dia, eu sai pra trabalhar e deixei meu caxorro no quarto, quando cheguei a noite ele havia feito coco e xixi no colchão eu posso lavar com agua e depois utilizar o Lysoclin e Lysoform spray pra completar o processo de limpeza ou esse metodo nao funciona?

    • Oi Luciano, esta seria uma forma de resolver o problema se o contato do colchão com as fezes tiver sido superficial. Outra forma seria usar um daqueles aparelhos de vapor que ajudaria a esterelizar o local. Porém, se a sujeira penetrou muito no colchão talvez seja melhor trocá-lo.

  7. Luciene,
    tenho cachorro em casa! coloquei o colchão no chão e esqueci lá, o cachorro entrou e fez xixi no colchão. o que eu faço?queria lava-lo mas tenho medo de não enxugar por mais q o tempo teja ensolarado. me ajude por favor

    • Não é fácil remover todos os vestígios de xixi e cocô. Você tem como alugar um daqueles aspiradores que também esterilizam a vapor? Pode ser uma boa para remover as manchas e livrar o colchão do cheiro. Depois seria bom passar um produto específico para desinfetar. O colchão deve necessariamente ficar ao ar livre para secar. Depois de bem seco, você pode voltar a usá-lo. Pense em investir em uma capa de colchão para proteção adicional!

  8. Olá,

    Gostaria de saber se tem como tirar mancha de mofo do colchão, e como fazer, pq o meu é box conjugado, é muito complicado pra tirar ele do lugar.
    Abraços.

    • Oi Virginia,
      de uma olhada nos posts sobre o assunto aqui no site, talvez vc encontre a solução que esteja procurando. Produtos como FunBac, Lysoclin, Lysoform podem ajudar.

  9. meu esposo suar muito a noite, do lado dele esta ficando amarelado ja coloque alcool limpou na hora mais depois voltou maior ainda gostaria de saber o que faço obrigado.

    • Oi Resmeire,
      Limpe o local afetado com um produto apropriado ( aqui no site já mostramos algumas alternativas) e deixe seu colchão em um local arejado, de preferência ao ar livre para tomar sol. O ideal é você comprar capa de colchão lavável e proteger seu colchão.

  10. Vale lavar o colchão com sabão em pó e água sanitária e depois expô-lo ao sol? Ou será que isso só agrava o problema? É que meu gatinho urinou sobre o meu colchão! Aguardo resposta.

    • Limpar com uma escova embebida em água com sabão em pó, morna, ajuda a tirar o excesso e a parte superficial da urina. A água sanitária penetra um pouco mais e ajuda a desinfetar. Mas vai ficar manchado, infelizmente. Deixar secar ao sol é o ideal, se vc tiver onde deixar o colchão ao ar livre.

  11. Olá,
    Meu colchão está com um cheiro bem ruim por conta de uns suadores noturnos, acho que o ar que pegou não foi suficiente, daí acabou ficando com mal cheiro e umas manchas amareladas do tamanho de um limão.
    As manchas em si não me incomodam mas o cheiro é brabo, passa até passa os lençóis.
    Esses produtos que menciona no artigo são pra usar em colchão mesmo, não são tóxicos?
    Pergunto pois na lavagem do conchão não dá pra enxaguar né, o produto fica ali depois de seco.
    Agradeço a atenção.

    • Oi Patricia, os produtos são aprovados para venda e a principio, seguros. Porém nós do Mily1ideias não podemos garantir que ninguém terá alergia a um dos princípios ativos.
      Sugerimos usar o produto, deixar o colchão secar ao ar livre e depois, usar uma capa impermeável que você pode tirar periodicamente para lavar. Quanto aos suores noturnos, talvez seja interessante conversar com um endocrinologista ou clínico geral.
      Bjcs

  12. GOSTEI MUITO DAS DICAS E QUERO LHE PARABENIZAR POR ESSA INICIATIVA DIVINA DE PASSAR UMA INFORMAÇÃO TÃO VALIOSA. PARABENS

  13. Gostei da dica , mas gostaria de saber que produto poderia usar para tirar manchas do colchão?

    Agradeço a atenção.

    • Oi Zinna,
      obrigada por participar de nosso site! Manchas são sempre um desafio. Cada mancha exige um tipo de solução e se seu colchão for estampado – e você gostar dele assim – o desafio é maior ainda! Para manchas de sangue, você pode tentar usar uma solução de hipoclorito de sódio diluída – mas tenha em mente que vai tirar a cor do tecido também. Se forem outros tipos de manchas como mofo ou aquelas causadas por flúidos corporais – como urina, suor ou sêmen – talvez outros produtos, menos agressivos possam ser usados. Vamos pesquisar um pouco sobre o assunto e consultar nossos especialistas. Em breve faremos um artigo a respeito, OK? Enquanto isso, se tiver oportunidade de usar um daqueles aparelhos que limpam à vapor (peça emprestado para uma amiga ou adquira pela internet mesmo. Há muitas alternativas no mercado, do tipo portátil com valor bem acessível), você já terá excelentes resultados na redução das manchas, além de se livrar de microorganismos nocivos à saúde. Só lembre-se de deixar o colchão secar em local arejado antes de vesti-lo com a roupa de cama!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s