LIMPEZA DOMÉSTICA & ELETRODOMÉSTICOS


LIMPAR MICROONDAS – VINAGRE!

Testado e Aprovado!

Um copo com 1/4 de vinagre branco e o restante de água – esquente por 5 minutos no microondas.
Depois de tirar o copo com cuidado (está quente!!), passe um pano pelas paredes do microondas, porta e prato.
Pronto! Tudo limpinho, brilhante e sem cheiro. Rápido e prático! E faz a diferença!

 

ÁGUA OXIGENADA NA LIMPEZA DOMÉSTICA – TIRA MANCHAS, BACTERICIDA E ECOLOGICAMENTE CORRETA!

Uma solução – literalmente – econômica e ecologicamente correta para remoção de manchas e bactérias na limpeza doméstica! Manchas de vinho e sangue são facilmente removidas, aplicando-se uma pequena quantidade de peróxido de hidrogênio – a famosa água oxigenada – a 3%. Para as manchas de sangue é importante limpá-las antes que fiquem secas. O peróxido de hidrogênio a 3% também é ótimo para borrifar nos pontos de mofo de seu banheiro e para higienizar a  “tábua” de cortar carnes ou frios, pela sua propriedade bactericida. Para tábuas de madeira ou plástico, primeiro limpe com vinagre, removendo os resíduos e depois, desinfete com o peróxido de hidrogênio 3%.

BABY WIPES: UM “TAPINHA” NA LIMPEZA

Se você tem filho pequeno, que ainda usa fraldas, certamente tem em casa aqueles maravilhosos lencinhos umedecidos que, assim como nosso site e aquela famosa palha de aço, têm mil e uma utilidades. São bárbaros na limpeza doméstica, naqueles  dias em que você está sem tempo, mas precisa dar “um tapinha”. São ótimos para limpar teclado de computador (mas não deixe fazer espuma entre as teclas), bocais de telefones, mesas de escritório, gavetas e até portas e maçanetas de armários, deixando um cheirinho agradável no local.  Descobrimos que, sobre mesas de madeira, além de limpar, deixam a superfície macia e brilhante. Também limpam bem superfícies de fórmica e bancadas de banheiro. Não é a forma mais econômica de limpar – um saquinho com 60 lenços não sai por menos de R$ 3,50 – mas é bem prática e conveniente quando você não quer lidar com panos e produtos de limpeza. Ah! Também são ótimos para limpar o interior do seu carro!

SEGURANÇA EM PANELAS DE PRESSÃO

Uma dica importante que afeta segurança e qualidade ao cozinhar com panelas de pressão – periodicamente limpe os furos da tampa da panela de pressão com a ponta de um clips. A tampa da panela de pressão tem válvulas que possuem furos para a saída do vapor interno e esses furos devem estar muito bem desobstruídos. Na próxima lavagem, atenção para a limpeza dos furos da válvula principal – aquela que apita ao cozinhar e não se esqueça das válvulas secundárias, cujo acesso é pelo lado interno da tampa.

LIMPEZA DE VIDROS II

Experimentamos e deu certo!
Mistura – partes iguais de alcool líquido e vinagre branco – colocar em um borrifador – borrifar no vidro e limpar com pano limpo ou papel toalha.

MANUTENÇÃO DO FILTRO HEPA DE SEU ASPIRADOR DE PÓ

Cada fabricante lhe dará instruções específicas, mas você vai acabar tendo que trocar periodicamente o filtro HEPA de seu aspirador, não tem jeito. Para aumentar a vida útil do filtro, aí vai uma diquinha legal: ao invés de somente dar as batidinhas no filtro e/ou usar uma escovinha para tirar o excesso do pó acumulado, limpe mais a fundo usando um ASPIRADOR PORTÁTIL. Ajuda a remover o excesso de poeira e material orgânico e aumenta a vida útil de seu filtro HEPA. Além disso, estes aspiradores de pó portáteis são uma verdadeira “mão-na-roda” para aspirar migalhas da mesa de jantar, “pegar” aqueles caquinhos mínimos de vidro ou porcelana e limpar a parte interna do seu carro!

PANOS DE CHÃO: ALVOS OU NÃO, EIS A QUESTÃO

Nós, mulheres, somos afixionadas por panos de chão brancos, alvos, quase imaculados, mesmo depois de usados.
Os tais panos de chão, sacos alvejados ou sacos de açúcar, aqueles que compramos em supermercados ou de vendedores ambulantes, são ótimos limpadores, pela trama que limpa e absorve com facilidade. Resistem  às superficies das mais diversas – vidros, cerâmicas, pedras, metais – e não reclamam. Resistem ainda, aos mais curiosos produtos de limpeza que encontramos no mercado e ainda ficam horas de molho em cloro ou água sanitária, para corajosamente voltarem ao seu branco alvo.
Mulheres, o pano de chão não precisa ficar alvo para estar limpo! E a água sanitaria em excesso, danifica as fibras do tecido, enfraquecendo-as e resultando naqueles fiapos indesejáveis que constantemente achamos nos ralos de tanques, filtros de máquinas e até mesmos em pisos e vidros. Quinze a vinte minutos de molho em água sanitária diluída em água é suficiente para desinfetá-los. Lave os panos normalmente no tanque, com sabão em pó, esfregando com vigor. IMPORTANTE: não os lave ou centrifugue em máquinas de lavar – as fibras ou os “fiapos” que o pano de chão solta são inimigos ferozes de sua lavadora.

LIMPANDO O AR CONDICIONADO

O calor parece que finalmente chegou.  Em São Paulo, as noites têm sido quentes e regadas a mosquitos indesejáveis. Para quem tem aparelho de ar condicionado em casa, vale a dica de, antes de colocá-los na ativa, dar uma limpadinha em seus filtros, que estão repletos de pó, ácaros e até mofo. Chame uma empresa especializada ou faça você mesma em casa – o importante é limpá-los. Muitos aparelhos ensinam como retirar a grade frontal e o filtro. Para quem já fez isso com sucesso, basta passar o aspirador com cuidado no filtro, retirando toda a poeira acumulada. Depois borrife uma mistura de partes iguais de lisorforme, álcool, vinagre e água. Cuidado para não encharcar demais. Deixe secar e depois reinstale no aparelho. Se não tiver todos os produtos, água e vinagre já vão ajudar bastante na retirada de mofo. Depois, é só aproveitar o clima de montanhas!

LIMPANDO OS METAIS DA CASA

Torneiras, registros, maçanetas e puxadores de alumínio e inox que estão opacos e sem brilho, ficam como novos sem a trabalheira de polir. Estão a venda nos supermercados, produtos líquidos ou em pó – “limpa aluminio”, “lava inox” – que você pode incluir na rotina de limpeza de sua casa deixando metais de banheiros e cozinhas como novos. São fáceis de usar, tem custo acessível e também servem para panelas e cubas de pias.

LIMPANDO VIDROS DO BOX

Após tomar seu banho, dê uma boa enxaguada nos vidros do seu box com água limpa, para remover o que possa estar impregnado. Acúmulo de sabonete, shampoo e até gordura corporal acaba por danificar os vidros, causando corrosão irreversível. Mas isso demora para acontecer, por isso, essa enxaguada final nos vidros é um ótimo preventivo. Como rotina, faça uso da Receita Caseira para Limpeza Doméstica, descrita no post abaixo sobre LIMPEZA DOMÉSTICA USO GERAL e mantenha o brilho e a transparência do seu box.

LIMPEZA DOMÉSTICA USO GERAL

Misture, em partes iguais –  lisorforme, álcool, vinagre e água – e coloque em um borrifador. Limpa e desinfeta bancadas, armários, fundo de gavetas, pias, etc. IMPORTANTE: Como qualquer produto de limpeza, deixe fora do alcance de crianças e animais domésticos.

LIMPANDO SUA MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS

Para limpar sua máquina de lavar roupas e eliminar resíduos de sabão e sujeira, despeje na máquina 1/2 litro de água sanitária, selecione a programação mais completa e coloque para funcionar.Você pode substituir a água sanitária por vinagre, na mesma quantidade. Para máquinas de lavar com acesso frontal, coloque a água sanitária ou o vinagre direto no cesto e escolha a lavagem de roupas pouco suja, para tecidos leves. Lembrete: certifique-se que não há nenhuma peça dentro dos cestos, pois esta irá danificar-se pela ação da água sanitária. Essa lavagem pode ser feita de três em três meses.

LIMPANDO SEU FERRO A VAPOR

E de repente seu ferro elétrico começa a soltar coisinhas pretas e manchar as roupas – e agora, o que você faz? Faça uma solução de água e vinagre em partes iguais e coloque no reservatório. Ligue o ferro e deixe o vapor sair por alguns minutos. Desligue o ferro e deixe esfriar por uma hora. Esvazie o restante do reservatório e coloque agua limpa e religue o ferro. Deixe soltar um pouco de vapor e então desligue. Esvazie o reservatório. Pronto, seu ferro está pronto para ser usado sem resíduos.

CHEIRO DE GELADEIRA

Para tirar o cheiro de geladeira é fácil, fácil. Basta pegar a borra de café, é aquela da sua cafeteira, colocar em um copo e deixar no fundo da geladeira. Fim do cheiro de geladeira!

23 thoughts on “LIMPEZA DOMÉSTICA & ELETRODOMÉSTICOS

  1. gostaria de saber se os produtos que limpam ar
    condicionados só servem pra limpar ar? ou podem ser usados em
    outras coisas?

  2. sou dona de casa, e adorei saber e lembrar de coisas que nos ajuda a manter a casa mais em ordem e limpa ,e com mais facilidade . Obrigado

  3. Achei desnecessário o comentario da Renata, falando estes homens que vem do nordeste, vender aqui no sudeste. Está implicito ai uma concepção erronea e preconceituosa sobre a região do nordeste .

    Reflitam

  4. como fazer parar o pio de chao de ceramica nao ficar com cheiro de murrinha quando esta sendo limpo so limpo com pano molhado e detergente ai só acaba o mau cheiro quando seca completamente.

  5. Chatinho esse Claudio ne? A vida inteira fomos discriminadas e agora…so pq ele acha q generalizamos…vem com essa historinha de discriminaçao!!! Vc nao sabe o q e ser discriminado nao “fio” Cada uma viu!!!

  6. Olá!!!
    Comprei uma manta de um daqueles vendedores de rua que vêm la do nordeste vender várias coisas aqui no sudeste e não sei como lavá-la, uma vez que ela fica na rua, esposta a todo tipo de sujeira.
    Queria saber se água sanitária a estragaria, uma vez que ela é estampada.

    • Nós não arriscaríamos usar a agua sanitária. Se vocêtem máquina grande, que lava edredom e cortina, coloque a manta sozinha, programe para ” lavagem muito suja” ou ” tira manchas” e acrescente ao molho uma colher daqueles produtos em pó com Poder O2, próprio para roupas coloridas. Será o suficiente para deixar sua manta beeeem limpa!
      Bjcs

  7. Gostaria de saber como é que faz para a geladeira; o fogão e microondas ficarem sempre branquinhos, pois com o tempo ficam amarelados.

  8. comprei há um ano a brastemp active que há uns dois meses começou a soltar uma especie de cera preta que gruda em pequenso grãos na roupa. Embora saia com a mão deixa sempre uma marca o que faz com que eu tenha que lavar novamente. Detalhe: não é sempre que sai esta cerinha, mas esta saindo cada vez com mais frequencia. Alguem sabe o que pode ser e como eu poderia sanar este problema?
    Obrigada

  9. Olá, gostaria de uma receita para limpar minha cafeteira expresso. Ela está estranha e acho que pode ser sujeira… Obrigada!

      • Veja também essa dica:
        Cafeteira elétrica: Adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio ao volume de água equivalente à capacidade da cafeteria. Coloque-a para funcionar e ao final descarte a solução. Repita a operação, só que desta vez só com água.

  10. Bom dia/noite.

    Goataria apenas de dizer que não concordo com a generalização usado na reprodução do texto a seguir extraído do conteúdo do site em questão.

    PANOS DE CHÃO: ALVOS OU NÃO, EIS A QUESTÃO
    “Nós, mulheres” , somos afixionadas por panos de chão brancos, alvos, quase imaculados, mesmo depois de usados.

    Pelo fato de considerar um pouco distante da realidade o fato de apenas mulheres executarem tarefas do lar.

    Nos dias atuais, a conepção de tarefas do lar é outra, onde muito são os homens que auxiliam/fazem nessas tarefas do, como é o meu caso.

    Sou futuro proprietário de empresa a prestar consultoria e execução em serviços de limpeza e organização em escala residencial e empresarial além de outros.

    Dexo como dica para consideração a retirada do termo “mulheres”, ficando como sugestão “Nos pessoas…”

    Grato pelo espaço.
    Cláudio Oliveira dos Santos
    (011) 9798 1240

    • Claro, Cláudio, sem preconceitos. Não excluímos os homens das tarefas domésticas e até incentivamos. O texto em questão privilegia o diálogo com mulheres por serem estas nosso principal público leitor. Em próximos artigos, levaremos em consideração sua sugestão. Um grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s