ÂMBAR

ambar4O âmbar é uma pedra que, desde a Antigüidade, encanta e continua encantando as pessoas. Na verdade não é mineral, apesar de ser tratada como tal e sim, uma resina fossilizada de árvores antigas, que era fabricada como proteção contra as bactérias e contra os insetos que furavam sua madeira. Com o tempo, essa resina amarelada foi perdendo a água e o ar. Endureceu e se transformou naquilo que chamamos de âmbar.  Tão logo descoberto, o âmbar foi utilizado para  a fabricação de jóias e estatuetas. Também usado como remédio, em pó, misturado com mel, para curar várias doenças e ainda como amuleto contra forças do mal.

ambar2

Uma característica física do âmbar – quando esfregado com um pano, ele se eletrifica e atrai pedaços de papel e por isso, seu nome grego é elektron – eletricidade. E essa é uma das maneiras de se diferenciar um âmbar verdadeiro de um falso.

 ambar6

O âmbar tem uma importância histórica para a humanidade, uma vez que, em algumas peças, podem ser encontrados insetos, pequenos animais, flores e folhas datados da pré-história, que conservam detalhes importantes para estudo.

ambar1

Apesar de encontrarmos os tons de amarelo em abundância, as pedras de âmbar também existem em vermelho, branco, marrom, verde e azul.

ambar5

Jóias com âmbar verdadeiro são itens mais antigos – costumamos admirá-las em nossas avós, muitas vezes achamos guardadas nas coisas de nossas mães, nas feiras de antiguidades ou tivemos a sorte de receber de herança.

ambar7

Resgate suas peças de âmbar neste verão. Devem ser limpas apenas com água e detergente neutro. Mesmo antigo, o âmbar exerce fascínio pela sua beleza simples e colorida.

E viva o âmbar neste verão ensolarado !

 

Anúncios

5 pensamentos sobre “ÂMBAR

  1. Boa tarde,

    faço jóias usando pedras do Brasil e também importadas.
    Peço que me informem onde encontrar, se possível em São Paulo – Capital, peças de âmbar para colares e pulseiras.
    Agradeço.

    Eliane

    • Oi! Eliane. O meu nome é, Wilson José Bezerra, e moro em Queiróz, estado de São Paulo. Li o seu comentário na internet. Soube que você trabalha com âmbar e esta procurando âmbar. Não sei se posso te ajudar, pois o âmbar que tenho esta na forma bruta, em aproximadamente: 7 kilos de âmbar. E se mesmo assim você interessar em ficar com o meu produto, podemos conversar. Wilson.

      • Olá Wilson,
        Como já falamos em outras ocasiões o MiLy1Idéias é um site de dicas para cuidado e conservação de seus bens mais queridos e temos diversos assuntos interessantes ligados a esta proposta origonal. Não comercializamos produtos e ainda não abrimos espaço para anunciantes ou empresas que desejam divulgar seus produtos ou serviços em linha com os artigos publicados. Em breve teremos uma seção especial chamada “Testamos e Recomendamos”, onde artesãos e empresas de pequeno e médio porte poderão participar, enviando amostras de seus produtos para que uma comissão do MiLy1Idéias teste e aprove. Uma vez aprovados, os produtos serão divulgados e as empresas responsáveis poderão oferecer ações promocionais relevantes a nossos leitores. Mesmo assim, obrigada por participar de nosso site, porém, tomamos a liberdade de excluir seu telefone. Eliane, caso deseje entrar em contato com Wilson, não nos responsabilizamos pelos produtos ou serviços oferecidos. Um abraço a todos!

  2. como posso adquirir um âmbar?
    Gostaria muito d comprar uma original com fosseis visiveis como algum inseto
    aguardo resposta
    atenciosamente
    vanessa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s