AMIGO SECRETO

Amigo secreto  é uma brincadeira tradicional que fazemos no Natal,  para presentear colegas de trabalho, amigos e  familiares. Comenta-se que a brincadeira tenha vindo dos povos do Norte da Europa e que se popularizou no ano de 1929, em plena depressão, onde não se tinha dinheiro para comprar presentes para todos .

Aqui no Brasil, brincamos de várias maneiras, sendo a mais comum, fazer um prévio sorteio entre todos os participantes, com a troca de presentes na noite de Natal. Com a Internet, é possível realizar os  sorteios virtualmente, bem como enviar mensagens anônimas e listar os presentes mais desejados, tornando a brincadeira mais dinâmica. Mesmo que seja feito à moda antiga, não esqueça da caixinha de recadinhos, que torna a brincadeira ainda mais gostosa. Na hora da entrega dos pacotes, garanta um mecanismo divertido para a identificação dos amigos. O mais comum é sortear um participante que começa a distribuição, falando sobre seu amigo secreto para que o grupo descubra quem é. Assim que descoberto, o presenteado recebe seu pacote, abre e continua a brincadeira.

Mudando um pouco, essa brincadeira pode ficar ainda mais emocionante. Sem sorteio inicial, todos os participantes compram um presente, de valor previamente estipulado, que possa ser dado tanto a homens como mulheres.  O presente deverá ser embrulhado de forma a impedir que os participantes saibam seu conteúdo. Na noite de Natal, é sorteado um número para cada participante. Os presentes são colocados todos juntos, em local de fácil acesso e a brincadeira começa. O participante com o número 1 escolhe um pacote e não o abre. O participante com o número 2 pode escolher um pacote da pilha de presentes ou “roubar” o pacote do participante número 1 e assim por diante. Quando um participante tiver o seu pacote escolhido por outro, ele será o próximo a escolher novo pacote.  O jogo termina quando o último número escolhe o presente da mesa ou, se preferir roubar de alguns dos participantes, escolhe o presente de qualquer um dos números. Nesse caso, o último azarado será obrigado a pegar o presente da mesa, não importa qual for. Capriche no embrulho do presente, assim o seu será um dos mais cobiçados!

Muito importante –  cada pessoa poderá trocar o presente uma só vez e abrir o pacote quando todos estiverem com os seus presentes em mãos.

Também divertido, apesar de um tanto “perigoso”, o amigo da onça ou inimigo oculto é outra opção. Assim como no amigo secreto, é feito um sorteio para se saber quem dá presente para quem.  Essa brincadeira deve ser feita com pessoas que se conhecem muito bem, para evitar constrangimentos.  Como já diz o nome, no amigo da onça, os presentes são pequenas “travessuras” que geralmente estão associadas ao jeito de ser do sorteado, seja uma característica forte, mania ou um trejeito. Com isso, a entrega de presentes fica muito divertida.

Seja de que maneira for, brinque muito neste Natal! Aproveite a reunião de familiares e amigos para ter uma noite muito agradável, repleta de bons sentimentos e muita diversão. Feliz Natal !

Anúncios

Um pensamento sobre “AMIGO SECRETO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s