CONSTRUINDO, REFORMANDO E DECORANDO COM BAMBU

Dos materiais renováveis utilizados na construção ecológica, o bambu se destaca, principalmente porque é um recurso renovável, de baixo custo e pouco poluente. A partir do terceiro ano após o plantio, o bambu pode ser colhido anualmente – uma árvore demora no mínimo 20 anos para poder ser aproveitada na produção de madeira ou carvão – e pode ser plantado em áreas onde a agricultura é inviável. O bambu cresce rapidamente e durante todo o ano, além de ser mais barato do que a madeira.

Por ser um material de fácil manipulação, o bambu permite desenvolver inúmeras utilizações. Antes, muito usado no campo, agora vem se popularizando no meio urbano cada vez mais presente nos projetos arquitetônicos, paisagísticos e no design de mobiliário e objetos de decoração. Com isso, conseguimos estruturas, recursos decorativos e utensílios mais leves, mais baratos e ecologicamente corretos.

Outra maravilha que pode ser feita com bambu é papel. A fibra é comprida, cresce depressa e é mais forte do que a de eucalipto. O papel de bambu é mais resistente, e o custo da plantação por hectare é cinco vezes menor do que o custo da produção de eucalipto. O Brasil é o único país das Américas a ter uma grande indústria de papel de bambu, plantado principalmente no Maranhão. Pouco valorizado no Brasil, o bambu é considerado na Ásia uma dádiva dos deuses, ouro verde das florestas e amigo do homem, onde sua produção e utilização são uma das forças da economia. Por isso, encontramos verdadeiras preciosidades em móveis e objetos de decoração importados, provenientes daquela região.

O bambu é facilmente conservado com pano úmido e se em contato com o tempo, uma camada de selante ou verniz é a solução para garantir o brilho e a durabilidade do material. Se você está pensando em reforma, não deixe de incluir o bambu em seu projeto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s