LINÓLEO: MODERNO, PRÁTICO E CORRETO!

Para quem vai iniciar o ano com casa nova, mudando-se ou reformando, vale uma dica muito legal e ecológica para você mudar a cara de um ou mais ambientes. O linóleo – essa palavra nos remete a coisas antigas, não? – é um material muito versátil que vem reaparecendo devagar, mas com muito charme, na confecção de pisos residenciais e comerciais. O linóleo é uma solução muitíssimo prática para o piso – é liso, antiderrapante, de fácil manutenção, possui alta resistência e uma durabilidade de perder de vista. Por suas características físicas, alguns fabricantes atestam que o linóleo contribui para a saúde de sua família, por ser um piso antialérgico e antibacteriano. Ou seja, um investimento para o bolso e para a rotina de limpeza doméstica. Com o linóleo, as variantes de padronagens são inúmeras – desenhos, formas e cores ganham vida, originalidade e até exclusividade, criando ambientes diferentes para todos os gostos, além de ser biodegradável e reciclável. Sua comercialização é feita em rolos de mantas de até 2m de largura, comprimento chegando a 30m e espessura de 2 a 4 milímetros. Sua aplicação é rápida, com cola especial, diretamente em um piso de cimento ou ainda, cobrindo pisos já existentes, com uma camada de fibra entre os dois materiais. Após a instalação, é aplicado um impermeabilizante que garante uma manutenção fácil sem ceras ou polimentos.

Para se chegar a essa forma de manta, é feita uma mistura essencialmente de óleo de linhaça, acrescido de farinha de madeira, pó de cortiça, resinas naturais e pigmentos minerais. Essa mistura gera uma pasta grossa que é prensada sobre a juta – tecido tipo tela  – e endurecida através do calor. Sua conservação no dia a dia é simples – tirar o pó e sujeira sólida e pano úmido apenas com água, para finalizar. Se quiser lavar, use pano úmido com detergente neutro.

Praticidade, originalidade e estilo não faltam para o linóleo, um piso ainda pouco explorado na decoração de ambientes residenciais, mas que você pode optar com tranqüilidade na reforma de sua casa. Vale a pena!

Anúncios

8 pensamentos sobre “LINÓLEO: MODERNO, PRÁTICO E CORRETO!

  1. Obrigada pelas informações oferecidas em seu simpático blog.
    Você acha que seria possível usar o linóleo para fazer um tapete numa varanda? Ela toma sol durante a tarde e pode receber respingos de chuva.
    Obrigada,
    Nícia

  2. olá! preciso saber se o linóleo pode ser aplicado sobre outro piso! Preciso saber se existe algum representante em Londrina, no Paraná

  3. Gostaria de saber das vantagens e/ou desvantagens do produto para quarto de idosos, com problema de enurese.
    adorei o artigo. Grata.
    Regina

    • Por ser constituido de óleos e resinas, é um material impermeável. Por quase não possuir poros, evita cheiros acumulados por ação de elementos químicos – produtos de conservação, urina e outros. A resina pode sofrer manchamentos superficiais se em contato com ácidos fortes, o que pode ser fácilmente corrigido com o uso de cera para polimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s