Aprenda como limpar e conservar tapetes orientais!

Limpar seu tapete oriental deve ser uma operação delicada. Se for delegar a tarefa para uma auxiliar, garanta que ela esteja bem treinada e que cuide deste seu bem querido como se fosse dela! Importante: vai levar tempo e não deve ser feito de forma apressada! Escolha uma manhã ensolarada e quente para o procedimento e aproveite o exercício!

  1. Passe o aspirador, nos dois lados do tapete.
  2. Em seguida, pendure-o ou coloque-o sobre uma cadeira de encosto alto e bata com uma escova ou raquete. Não bata com muita força, apenas o suficiente para soltar a sujeira que o aspirador não pegou.
  3. Retorne o tapete ao local original ou leve-o para um local limpo e amplo – quintal, garagem…
  4. Faça uma diluição de água, detergente e vinagre – usando um detergente neutro e suave – ou aplique um produto apropriado para tapetes e carpetes. Espalhe cuidadosamente com uma escova de cerdas firmes mas não duras. Vai ter que se ajoelhar e limpar todo o tapete, com paciência. Uma dica: coloque os headphones e ouça sua música predileta enquanto trabalha! Aproveite o exercício para fortalecer o “músculo do tchau”! Ah, e não esqueça de limpar também as “franjinhas” do tapete, cuidadosamente, como se passasse shampoo nos cabelos.
  5. Se estiver no meio da sala, pegue um pano-de-chão molhado e “enxágue”o tapete – sem encharcar. Se estiver em uma garagem ou quintal, use a mangueira mesmo. Retire todo o excesso de água com um daqueles rodinhos de pia, cuidadosamente. Se estiver fazendo essa operação na sala – vc não usou a mangueira na sala, né? – seque o tapete com diversas toalhas secas, para absorver toda a umidade!
  6. Deixe secar em local arejado. Use um ventilador, se necessário.
Anúncios

5 pensamentos sobre “Aprenda como limpar e conservar tapetes orientais!

  1. gostei das dicas para limpar meu tapete, obrigada amanhã estarei no quintal lavando ..
    abraços
    cristina

    • Nunca molhe totalmente o tapete, melhor esborrifar a soluçao de agua e vinagre branco, porque pode manchar, as fibras sao delicadas .

  2. As dicas são otimas mas o ideal é olhar a etiqueta do seu produto. Nela está descrita a forma correta de fazer a limpeza e a manuteção para que dure por muito mais tempo.
    Se não tiver etiqueta consulte o site do fabricante
    Em geral a melhor maneira de limpeza é a lavagem por “extração por sucção” que consiste em utilizar produtos registrados na ANVISA em seguida fazer a lavagem com agua e a imediata extração dessa agua. Dessa forma o tecido ficará no local e estará limpo e seco em pouco tempo. Aqui no RJ poucas empresas fazem esse serviço um exemplo é a http://www.safeclean-rio.com.br já usei e percebi que o custo é menor do que em lavanderias.

  3. Olá,Adoramos o blog super bem feito com matérias interessantes.
    Somos Designers de Jóias,fazemos peças minimalistas completamente diferente do convencional peças bidimencionais e tridimencionais,com texturar e muitas coisas inovadoras.
    Rogerio Rinaldi

    abç

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s