Rápidas & Práticas


Como já temos um grande número de dicas Rápidas & Práticas publicados, para que você possa encontrar facilmente o tema de seu interesse, criamos duas formas de acompanhar as dicas. Pode seguir a seqüência abaixo, por ordem de publicação, do mais recente para o mais antigo, ou navegar pelas subpáginas que estão listadas no MENU. Cada subpágina reúne as dicas de um determinado tema comum. BOM TRABALHO!

LIMPAR MICROONDAS – VINAGRE!

Testado e Aprovado!

Um copo com 1/4 de vinagre branco e o restante de água – esquente por 5 minutos no microondas.
Depois de tirar o copo com cuidado (está quente!!), passe um pano pelas paredes do microondas, porta e prato.
Pronto! Tudo limpinho, brilhante e sem cheiro. Rápido e prático! E faz a diferença!

 

ÁGUA OXIGENADA NA LIMPEZA DOMÉSTICA – TIRA MANCHAS, BACTERICIDA E ECOLOGICAMENTE CORRETA!

Uma solução – literalmente – econômica e ecologicamente correta para remoção de manchas e bactérias na limpeza doméstica! Manchas de vinho e sangue são facilmente removidas, aplicando-se uma pequena quantidade de peróxido de hidrogênio – a famosa água oxigenada – a 3%. Para as manchas de sangue é importante limpá-las antes que fiquem secas. O peróxido de hidrogênio a 3% também é ótimo para borrifar nos pontos de mofo de seu banheiro e para higienizar a  “tábua” de cortar carnes ou frios, pela sua propriedade bactericida. Para tábuas de madeira ou plástico, primeiro limpe com vinagre, removendo os resíduos e depois, desinfete com o peróxido de hidrogênio 3%.

REMOVENDO MAL CHEIRO DE CARPETES E TAPETES

Misture 1 xícara de bicarbonato de sódio, 1 xícara de amido de milho e 15 gotinhas de sua essência predileta. Espalhe por sobre o carpete ou tapete e deixe descansar por 20 minutos. Em seguida, passe o aspirador como de costume. O que sobrar da mistura, guarde em um pote de vidro bem vedado.


LIMPANDO PEÇAS DE COURO

Complementando as dicas de limpeza de suas roupas e acessórios de couro, você também pode usar a cera líquida incolor e o lustra móveis, além da vaselina líquida. Lembre-se de usar um pano seco e limpo para passar qualquer um dos produtos em sua peça. Seja para remoção de manchas localizadas ou para a limpeza geral de uma jaqueta, bolsa ou calçado, o segredo é passar o produto de maneira homogênea, sem excessos, e não deixar de dar brilho depois, passando um outro pano limpo e seco.

BABY WIPES: UM “TAPINHA” NA LIMPEZA

Se você tem filho pequeno, que ainda usa fraldas, certamente tem em casa aqueles maravilhosos lencinhos umedecidos que, assim como nosso site e aquela famosa palha de aço, têm mil e uma utilidades. São bárbaros na limpeza doméstica, naqueles  dias em que você está sem tempo, mas precisa dar “um tapinha”. São ótimos para limpar teclado de computador (mas não deixe fazer espuma entre as teclas), bocais de telefones, mesas de escritório, gavetas e até portas e maçanetas de armários, deixando um cheirinho agradável no local.  Descobrimos que, sobre mesas de madeira, além de limpar, deixam a superfície macia e brilhante. Também limpam bem superfícies de fórmica e bancadas de banheiro. Não é a forma mais econômica de limpar – um saquinho com 60 lenços não sai por menos de R$ 3,50 – mas é bem prática e conveniente quando você não quer lidar com panos e produtos de limpeza. Ah! Também são ótimos para limpar o interior do seu carro!

SEGURANÇA EM PANELAS DE PRESSÃO

Uma dica importante que afeta segurança e qualidade ao cozinhar com panelas de pressão – periodicamente limpe os furos da tampa da panela de pressão com a ponta de um clips. A tampa da panela de pressão tem válvulas que possuem furos para a saída do vapor interno e esses furos devem estar muito bem desobstruídos. Na próxima lavagem, atenção para a limpeza dos furos da válvula principal.

LIMPEZA DE VIDROS II

Experimentamos e deu certo!
Mistura – partes iguais de alcool líquido e vinagre branco – colocar em um borrifador – borrifar no vidro e limpar com pano limpo ou papel toalha.

MANUTENÇÃO DO FILTRO HEPA DE SEU ASPIRADOR DE PÓ

Cada fabricante lhe dará instruções específicas, mas você vai acabar tendo que trocar periodicamente o filtro HEPA de seu aspirador, não tem jeito. Para aumentar a vida útil do filtro, aí vai uma diquinha legal: ao invés de somente dar as batidinhas no filtro e/ou usar uma escovinha para tirar o excesso do pó acumulado, limpe mais a fundo usando um ASPIRADOR PORTÁTIL. Ajuda a remover o excesso de poeira e material orgânico e aumenta a vida útil de seu filtro HEPA. Além disso, estes aspiradores de pó portáteis são uma verdadeira “mão-na-roda” para aspirar migalhas da mesa de jantar, “pegar” aqueles caquinhos mínimos de vidro ou porcelana e limpar a parte interna do seu carro!

GUARDANDO APÓS O NATAL

Com o fim das festas de fim-de-ano, não se esqueça de guardar adequadamente seus talheres de prata. Lembre-se de nossa dica – lave, seque bem e guarde em organizadores plásticos, com tampa. O plástico protege da oxidação, deixando seus talheres prontos para uma nova oportunidade de uso. Faça o mesmo com seus enfeites de natal, evitando mofo e descoloração. Para quem tem árvore de natal artificial, desmonte-a, coloque os galhos em sacos plásticos transparentes antes de guardar na caixa original de papelão, evitando assim a instalação de traças e o cheiro de guardado.

REFORMANDO O BANHEIRO SEM QUEBRADEIRA

É possível  reformar seu banheiro rapidamente e sem quebradeira.  Você pode cobrir o revestimento existente – paredes e piso – com uma argamassa especial disponível no mercado que permite a instalação de um revestimento sobre outro. O piso ficará ligeiramente mais alto com a sobreposição, por isso, você precisará nivelar a porta do banheiro. Uma solução ainda mais simples é pintar os azulejos antigos com tinta epóxi. Apesar dessa solução valer apenas para as paredes, o resultado final é muito bom. Para o piso, utilize resina vinílica, que permite um acabamento liso de excelente aparência e fácil conservação. No caso de lavabos, é possível aplicar papel de parede, placas de fórmica ou utilizar massa para textura por sobre os azulejos.

PANOS DE CHÃO: ALVOS OU NÃO, EIS A QUESTÃO

Nós, mulheres, somos afixionadas por panos de chão brancos, alvos, quase imaculados, mesmo depois de usados.
Os tais panos de chão, sacos alvejados ou sacos de açúcar, aqueles que compramos em supermercados ou de vendedores ambulantes, são ótimos limpadores, pela trama que limpa e absorve com facilidade. Resistem  às superficies das mais diversas – vidros, cerâmicas, pedras, metais – e não reclamam. Resistem ainda, aos mais curiosos produtos de limpeza que encontramos no mercado e ainda ficam horas de molho em cloro ou água sanitária, para corajosamente voltarem ao seu branco alvo.
Mulheres, o pano de chão não precisa ficar alvo para estar limpo! E a água sanitaria em excesso, danifica as fibras do tecido, enfraquecendo-as e resultando naqueles fiapos indesejáveis que constantemente achamos nos ralos de tanques, filtros de máquinas e até mesmos em pisos e vidros. Quinze a vinte minutos de molho em água sanitária diluída em água é suficiente para desinfetá-los. Lave os panos normalmente no tanque, com sabão em pó, esfregando com vigor. IMPORTANTE: não os lave ou centrifugue em máquinas de lavar – as fibras ou os “fiapos” que o pano de chão solta são inimigos ferozes de sua lavadora.

LIMPANDO O AR CONDICIONADO

O calor parece que finalmente chegou.  Em São Paulo, as noites têm sido quentes e regadas a mosquitos indesejáveis. Para quem tem aparelho de ar condicionado em casa, vale a dica de, antes de colocá-los na ativa, dar uma limpadinha em seus filtros, que estão repletos de pó, ácaros e até mofo. Chame uma empresa especializada ou faça você mesma em casa – o importante é limpá-los. Muitos aparelhos ensinam como retirar a grade frontal e o filtro. Para quem já fez isso com sucesso, basta passar o aspirador com cuidado no filtro, retirando toda a poeira acumulada. Depois borrife uma mistura de partes iguais de lisorforme, álcool, vinagre e água. Cuidado para não encharcar demais. Deixe secar e depois reinstale no aparelho. Se não tiver todos os produtos, água e vinagre já vão ajudar bastante na retirada de mofo. Depois, é só aproveitar o clima de montanhas!

LIMPANDO OS METAIS DA CASA

Torneiras, registros, maçanetas e puxadores de alumínio e inox que estão opacos e sem brilho, ficam como novos sem a trabalheira de polir. Estão à venda nos supermercados, produtos líquidos ou em pó – “limpa aluminio”, “lava inox” – que você pode incluir na rotina de limpeza de sua casa deixando metais de banheiros e cozinhas como novos. São fáceis de usar, tem custo acessível e também servem para panelas e cubas de pias.

AGREGANDO VALOR ÀS SUAS BOLSAS, SEM GASTAR UMA FORTUNA

Toda mulher adora bolsas! Você encontra dos mais variados estilos, modelos, materiais, marcas e preços. Use sua criatividade e dê um toque pessoal às suas bolsas – e sem gastar muito – agregando acessórios. Escolha um chaveiro bem bacana, com ferragens brilhantes, penduricalhos, pedras ou peças de resina. Aplique flores – que estão mega na moda – de couro, seda, ou feitas com fuxicos. Você vai ver que até mesmo aquela bolsa fofa, mas simplesinha, de menos de R$ 99,00 que você encontrou na loja de departamentos ou no brechó pode ficar chiquetésima com seus apliques!

MONTANDO A ÁRVORE DE NATAL

A árvore de Natal deve ser montada por volta de quatro semanas antes do Natal, entre o último domingo de Novembro e o primeiro domingo de Dezembro e deve ser desmontada no dia 6 de Janeiro – Dia de Reis. Escolha o local definitivo, próximo a uma tomada e comece a montagem do seu pinheiro de baixo para cima. Abra bem os galhos, separe bem as folhas para dar volume à sua árvore. Comece enrolando o pisca-pisca e depois pendure as bolas e os enfeites. Separe enfeites diversos – bonecos, doces, pingentes – e prenda-os nos espaços entre as bolas. Como acabamento, nas pontas dos galhos ou para esconder falhas, use lacinhos vermelhos. No alto da árvore de natal, coloque um enfeite muito especial. Se sua decoração natalina for bem divertida, use lâmpadas coloridas e acione o pisca-pisca.  Para ambientes mais formais, use lâmpadas brancas e deixe-as acesas continuamente.

RECICLANDO JÓIAS E BIJUTERIAS, SEM GASTAR MUITO

Dê cara nova a uma jóia, semijóia ou bijuteria mudando a cor de anéis, correntes, pulseiras e brincos com banho de ouro amarelo ou de ródio. Já existem lojas em shoppings, especializadas em restauração de jóias, que fazem consertos e reformas, deixando sua peça diferente e como nova!  São serviços rápidos e com garantia, feitos por especialistas . Abra seu porta jóias, recicle aquilo que você enjoôu, fique linda e sem gastar muito!

LIMPANDO VIDROS DO BOX

Após tomar seu banho, dê uma boa enxaguada nos vidros do seu box com água limpa, para remover o que possa estar impregnado. Acúmulo de sabonete, shampoo e até gordura corporal acaba por danificar os vidros, causando corrosão irreversível. Mas isso demora para acontecer, por isso, essa enxaguada final nos vidros é um ótimo preventivo. Como rotina, faça uso da Receita Caseira para Limpeza Doméstica, descrita no artigo ARRUMANDO O ARMÁRIO 7 deste blog e mantenha o brilho e a transparência do seu box.

CAMISA BRANCA – CLÁSSICA INDISPENSÁVEL

A camisa branca foi incluída no armário feminino por Coco Chanel, até então era uma peça tipicamente masculina. A partir daí, nunca foi abandonada e tem releitura garantida em todas os lançamentos de moda.  A camisa branca combina com tudo – calças, saias, bermudas. Como sobreposição, também fica muito bem com vestidos. É uma peça coringa que sempre vai bem, seja qual for a ocasião. Lisa ou com apliques, cabe em qualquer hora do dia, seja frio ou calor. Naqueles dias em que surgir dúvidas do que usar, aposte na camisa branca como peça principal e monte seu look. Se o compromisso for mais formal, coordene com uma calça de alfaiataria ou uma saia lisa. Se o traje for casual, calça jeans e bermuda até o joelho são permitidas.  Com camisa branca, qualquer acessório vai bem: broches de tecido, colares de pedras ou de pérolas tornam o visual elegante e adequado para todas as ocasiões. Pode apostar.

USO DE BERMUDAS NO TRABALHO

Com a chegada das altas temperaturas, começa a preocupação com o que vestir para trabalhar, sem transpirar e amassar.
A bermuda de alfaiataria –
aquela de tecido nobre e corte impecável –  substitui muito bem a calça comprida, mantendo o visual profissional e proporcionando mais conforto térmico. Essa bermuda deve ter comprimento único – até dois dedos acima do joelho, nunca mais curta e nunca abaixo do joelho. Qualquer outra medida não é adequada para o trabalho.
Pode ser usada com sapatos fechados e sandálias, altos e baixos. Não há regra, basta usar bom senso. Uma dica – abuse de peep toes. Se suas pernas não estiverem bronzeadas, use uma loção auto bronzeadora para tirar o branco total de inverno e deixar o visual com mais cara de verão. Os tops usados com bermudas não devem ser compridos – escolha aqueles que chegam no máximo, até o quadril.
Aviso importante – bermuda não é uma calça cortada. A bermuda tem medidas e modelagem de perna diferentes de uma calça, a fim de garantir perfeito caimento ao vestir. Use o bom senso: se sua empresa for formal demais, use a bermuda somente nas casual fridays. Com essas diquinhas, você está pronta para enfrentar o calor com elegância e conforto.

ROLINHOS DE ROUPAS

Se você tem pouco espaço em prateleiras e gavetas, temos uma dica para você não fazer muitas dobras em sua roupa – faça rolinhos. Você ganha espaço rapidinho, permite que sejam empilhados sem marcar ou amassar. Para exemplificar, pegue uma camiseta, dobre as laterais da peça para dentro e depois enrole na direção da barra à gola. Essa dica é excelente para tecidos de malha, para roupas de cama e de banho. Vale também para organizar as roupas na mala, quando for viajar – economiza espaço e a roupa não chega ao seu destino toda amarrotada.

ORGANIZANDO ARMÁRIOS DE BANHEIRO

No dia-a-dia fica difícil manter  a organização dos armários de banheiro. Por isso, aconselhamos comprar uma boa quantidade de caixinhas plásticas retangulares e agrupar seus produtos por tipo – o ideal é deixar as caixas sem tampa. Faça uma caixa com cremes, uma com maquiagem, outra com remédios. Essas caixinhas podem ser colocadas em gavetas e até empilhadas embaixo da pia. Vai ficar tudo organizadinho e você vai encontrar o que precisa, quando quiser!

COM VINCO OU SEM VINCO?

Uma dúvida atual de homens e mulheres é se devem ou não manter o vinco nas calças. A moda indica tendências que podem ou não ser seguidas e isso depende de cada um de nós. Se você se preocupa em não parecer antiquado ou desatualizado, siga uma dica bem simples – mantenha a calça como você a adquiriu na loja. Quando você a comprou ela tinha as características das tendências mais atuais, então se ela tem vinco, mantenha o vinco, caso contrário, use-a sem vinco. Se ainda tiver dúvidas: mantenha os vincos em calças sociais ou de alfaiataria e em calças de sarja, aquelas do “visual casual” das  6as. Feiras, mas deixe de lados os vincos nas calças jeans. Mas, atenção! Vincos em bermudas – NUNCA! Visual esportivo e despojado não permite detalhes formais.

USANDO SUAS PÉROLAS COM ESTILO

Pérolas valorizam a feminilidade em qualquer situação. Combinam com todas as ocasiões e com todos os looks: basta saber usar!  Numa produção em que você quer abusar de colares volumosos, misturando tons diferentes de pérolas, use brincos menos chamativos. Pulseiras, também de pérolas, serão permitidas. Se o brinco, tipo pingente, for o destaque, minimize o efeito das pérolas no pescoço, usando colares compridos e de metal. Lembre-se sempre – brincos fartos pedem colares mais compridos. Gargantilhas e colares curtos, ficam melhor com brincos tipo pastilha ou com poucos detalhes. Pulseiras de pérolas proporcionam um ar chique e sensual em sua produção e estão liberadas para todas as ocasiões. Ficam lindas também, quando misturadas com correntes de metal, com elos grandes e pequenos.

LIMPEZA DOMÉSTICA USO GERAL

Misture, em partes iguais –  lisorforme, álcool, vinagre e água – e coloque em um borrifador. Limpa e desinfeta bancadas, armários, fundo de gavetas, pias, etc. IMPORTANTE: Como qualquer produto de limpeza, deixe fora do alcance de crianças e animais domésticos.

LIMPANDO SUA MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS

Para limpar sua máquina de lavar roupas e eliminar resíduos de sabão e sujeira, despeje na máquina 1/2 litro de água sanitária, selecione a programação mais completa e coloque para funcionar.Você pode substituir a água sanitária por vinagre, na mesma quantidade. Para máquinas de lavar com acesso frontal, coloque a água sanitária ou o vinagre direto no cesto e escolha a lavagem de roupas pouco suja, para tecidos leves. Lembrete: certifique-se que não há nenhuma peça dentro dos cestos, pois esta irá danificar-se pela ação da água sanitária. Essa lavagem pode ser feita de três em três meses.

TAPETES E ANTI-DERRAPANTES DE BANHEIRO

Os tapetes de banheiro – de vinil ou de borracha – precisam ser limpos a cada 15 dias, para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Duas dicas bem simples: (1)   Lavar à máquina, com água fria e sabão em pó. No enxágue, adicione um copo de vinagre branco. Pronto! Seu tapete está limpo e livre de fungos e bactérias. Se sua máquina for dquelas com batedor, não coloque mais do que 2 tapetes ao mesmo tempo. (2)   Deixar de molho, por pelo menos 1 hora em solução de água com água sanitária. Enxaguar bem e, se sobrar algum ponto com limo, retirar com uma escovinha.

LIMPANDO SEU FERRO A VAPOR

E de repente seu ferro elétrico começa a soltar coisinhas pretas e manchar as roupas – e agora, o que você faz? Faça uma solução de água e vinagre em partes iguais e coloque no reservatório. Ligue o ferro e deixe o vapor sair por alguns minutos. Desligue o ferro e deixe esfriar por uma hora. Esvazie o restante do reservatório e coloque agua limpa e religue o ferro. Deixe soltar um pouco de vapor e então desligue. Esvazie o reservatório. Pronto, seu ferro está pronto para ser usado sem resíduos.

PERFUMANDO ARMÁRIOS E GAVETAS

Uma dica que reaproveita cascas de laranja e limão. Deixe-as secar ao sol em um tabuleiro. Corte em pedacinhos pequenos e coloque em saquinhos de tecido leve – pode ser aquelas embalagens de bijuterias, de organza, de tule ou de chita – só não use as de veludo. Espalhe os saquinhos pelas gavetas e cantos de armário e sinta sua roupa mais perfumada.

PERFUMANDO ROUPAS – ÁGUA DE PASSAR

Com economia e criatividade, você deixa suas roupas de cama, mesa e banho – e até mesmo suas roupas de uso pessoal –  bem perfumadas com esta água de passar para borrifar nas roupas antes de passar a ferro: Num borrifador, coloque 1/2 litro de água e acrescente 5 gotas de essência ou 1 colher (chá) do seu amaciante preferido. Misture bem e aplique. O calor do ferro fixará a fragrância na roupa que permanecerá até você voltar a usá-la.

RASGOS INDESEJÁVEIS

Pequenos rasgos naquelas roupas que a gente adora? Sim, tem jeito!  Cubra o rasgo com um bordado e dê um novo visual à peça. Faça um remendo rápido com linha da mesma cor, apenas para que o rasgo não aumente.  Leve sua peça até o shopping mais próximo e procure um daqueles quiosques que fazem bordados. Escolha um que combine com você e com o modelo de sua roupa e mande bordar. Pronto! Roupa nova! As roupas infantis ficam muito legais com bordados de super heróis ou personagens de desenho. Blusas e calças ganham um new look com desenhos de flores e imitações de tatuagens. Vale a pena!

MANCHAS AMARELADAS EM TECIDOS

Manchas amareladas em tecidos podem ser eliminadas friccionando-as com um um chumaço de algodão embebido em água oxigenada 10 volumes – aquela que você costuma ter em casa. Depois de aplicar a água oxigenada, passe a peça em agua corrente e em seguida, lave normalmente.

COLARES SEMPRE À MÃO, COM MUITO CHARME

Escolha um local de fácil visualização no seu quarto, seu banheiro, seu closet – pode ser a porta do seu armário. Fixe 5 ou 6 ganchos decorativos e pendure suas preciosidades de maneira que você possa escolher facilmente aquilo que quer usar. Além da funcionalidade, esse cantinho vai dar muito charme ao seu espaço !

FAQUEIRO DE PRATA

Sabe aquele faqueiro de prata, presente de casamento ou herança de familia, que está sempre preto? Aquele que dá trabalho para polir toda vez que você quer usar? Para acabar com essa trabalheira, siga essas dicas:

1. lave e faça, pela última vez, o polimento pesado de cada peça (use um produto específico “limpa-prata”);

2. enxugue muito bem;

3. acondicione em caixas plásticas, aquelas que tem travas nas tampas, separando cada tipo de talher, ou seja, uma caixa para facas, outra para garfos, etc.  Isso evitará que os talheres risquem com o atrito provocado pelo excesso de peças. Dentro das caixas plásticas bem fechadas, as peças não ficam em contato com o ar, por isso não oxidam. Você não precisará polir o seu faqueiro cada vez que for usar.

CABIDES

Não use cabides de metal no seu armário – eles marcam as peças e com o tempo oxidam causando manchas em golas e colarinhos. Se voce divide o armário com alguém, use cabides plásticos e de duas cores; uma cor para você e outra cor para a outra pessoa.

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE COURO

Você sabia que para limpar e conservar calçados, bolsas e jaquetas de couro, além da graxa e do liquido limpa couro, você também pode usar lustra móveis ou cera para piso de madeira? E que o óleo de linhaça é excelente para dar brilho e rejuvenescer a sua peça de couro?

CHEIRO DE GELADEIRA

Para tirar o cheiro de geladeira é fácil, fácil. Basta pegar a borra de café, é aquela da sua cafeteira, colocar em um copo e deixar no fundo da geladeira. Fim do cheiro de geladeira!

LIMPANDO SAPATOS POR DENTRO

Limpe seu sapato por dentro: use um lenço umedecido (daqueles de limpar bumbum de nenê) enrolado no cabo de uma colher. Tira aquelas massinhas de suor e poeira e deixa um cheirinho bom.